Plantar uma árvore
Line separator

VOLUNTARIADO
INTERNACIONAL

CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE.

O Corpo Europeu de Solidariedade é um programa para jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, que procuram uma oportunidade para aprender, crescer e apoiar projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro.

Podes fazer voluntariado ou projetos de solidariedade locais em diversas áreas: educação e formação, cidadania e participação democrática, ambiente e proteção natural, cultura e muitas outras!

Quanto custa?

É totalmente financiado!

Todos os projetos do Corpo Europeu de Solidariedade garantem:

  • Alojamento

  • Alimentação

  • Viagem internacional

  • Transportes locais

  • Seguro de emergência médica

  • Dinheiro de bolso

  • Apoio e mentoria

  • Formação na língua local

Onde?

A maioria dos projetos tem lugar na Europa, contudo existem projetos noutros países do mundo, como Cabo Verde, Timor-Leste, Argentina, Marrocos, entre outros.

Duração

Existem projetos de curta e longa duração. Os de curta duração são projetos que decorrem entre as duas semanas e os dois meses. São geralmente de apoio a eventos desportivos, culturais, artísticos, campos de trabalho.
Os projetos de longa duração decorrem entre os dois meses e um ano.

Áreas de Voluntariado

Há projetos em quase todas as áreas! Ambiente, saúde, cultura, desporto, igualdade de oportunidades, consciência europeia, diálogo inter-religioso, minorias étnicas, proteção civil, serviço social, etc. No entanto, nestas áreas não se enquadram intervenções que impliquem alto risco, como situações de pós-crise, de ajuda humanitária ou assistência imediata em caso de catástrofe.

Perfil do/a voluntário/a

Só precisa ser responsável, criativo/a, participativo/a, com vontade de aprender e ajudar.
Não são exigidas quaisquer qualificações prévias, determinado nível de educação, experiência específica ou mais do que os conhecimentos básicos necessários em termos da língua.
Para participares tens de ser de nacionalidade portuguesa e ser residente em Portugal ou (no caso de não seres de nacionalidade portuguesa) ter visto de residência permanente no país.

Objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade

O CES visa potenciar a solidariedade, a compreensão mútua e a tolerância entre os jovens, contribuindo para reforçar a coesão social na União Europeia e a promoção da participação cívica ativa dos e das jovens.

Vantagens

Para além de contribuíres para uma comunidade local, com o teu tempo e vontade, ao realizares um CES terás a oportunidade de desenvolver uma série de competências importantes, tais como:
> aprender a aprender
> sentido de iniciativa e empreendedorismo
> expressão e consciência cultural
> competências linguísticas (na tua língua mãe e numa língua estrangeira)
> competências digitais, sociais e cívicas, matemáticas e competências básicas na área das ciências e tecnologias

No final, terás direito a um certificado chamado Youthpass onde todas estas aprendizagens serão reconhecidas como fazendo parte do teu processo de desenvolvimento individual.

Fazer voluntariado internacional ao abrigo do CES é sem dúvida uma enorme experiência pessoal, uma oportunidade de alargar conhecimentos, descobrir novas culturas, estabelecer uma rede de contactos, entre outras, que de certeza te irão ser úteis na vida futura, pessoal e profissional.

Como me candidato?

Sabe mais aqui! :)

Mais informações no site oficial do Corpo Europeu de Solidariedade!