Óculos na Revista
Line separator

CANDIDATURA

CES

COMO ME CANDIDATO A VAGAS CES?

Deixar o país e fazer voluntariado noutro país não pode ser um processo improvisado! Primeiro questiona-te:
- Qual é a tua motivação pessoal e em que área gostarias de te empenhar?


Sê realista e verdadeiro/a contigo mesmo/a, porque é a melhor forma de ter uma experiência de sucesso.

1º passo: Inscrição no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade

Se já começaste a pensar que queres realizar voluntariado ao abrigo do CES, deverás inscrever-te no portal oficial para o efeito.
Perceber bem como é que tudo funciona e esclarecer todas as tuas dúvidas!

2º passo: Escolha de uma organização de apoio ao envio

Conhecer pessoas novas e diferentes deve fazer parte da tua motivação - por isso devemos começar por encontrar gente que te ajude a tornar realidade o teu projeto de fazer voluntariado internacional!
A Rota Jovem é uma organização acreditada para envio de voluntários e tem já 19 anos de experiência na área do envio de voluntários/as. É muito importante o papel da organização de envio, pois será ela que te irá acompanhar em todas as fases: candidatura, preparação para o envio, acompanhamento durante a atividade, avaliação final e reintegração aquando o teu regresso.

3º passo: Escolha de um projeto

Este ponto é fundamental. Deves refletir acerca das tuas motivações para realizares voluntariado internacional, que tipo de aprendizagens gostarias de ter, que competências gostarias de desenvolver e o que podes contribuir enquanto voluntário/a.

Podes pesquisar os projetos existentes nos seguintes locais:
- no portal do Corpo Europeu de Solidariedade;
- na base de dados oficial da comissão Europeia;
- no site da rede Eurodesk;
- na nossa base de dados;
- em vários grupos no Facebook que publicitam vagas

4ºpasso: Candidatura

O processo de candidaturas pode acontecer de duas maneiras não excluivas:

a) Candidaturas através do portal do Corpo Europeu de Solidariedade (CES)
Se encontrares uma vaga no portal do CES, poderás automaticamente candidatar-te a ela utilizando os dados presentes no teu perfil online. Para isso é importante que preenchas esses dados da melhor maneira possível, isto é, todos os detalhes devem ser preenchidos com tempo e com atenção para que nada escape à candidatura. Podes também anexar o teu CV e a Tua Carta de Motivação nessa candidatura!

b) Candidaturas diretas por e-mail
Prepara o teu CV e uma carta de motivação em inglês e envia por e-mail para a organização onde o projeto irá decorrer informando qual o projeto no qual tens interesse. Às vezes, para além do CV e da carta de motivação, poderá ser necessário preencher algum questionário próprio da organização.
No teu e-mail explica que estás interessado/a no projeto deles, apresenta o teu currículo e carta de motivação e informa-os que a Rota Jovem é a tua organização de envio (pois sem organização de envio não é possível candidatar-se).
Envia o mesmo email com conhecimento (CC) também para esc@rotajovem.com. Desta forma a Rota Jovem pode recomendar-te junto das organizações para as quais estás a candidatar-te.
*Em algumas situações específicas essas candidaturas são feitas diretamente para a Rota Jovem e nós reencaminhamos esse e-mail.

5ºpasso: Seleção

O processo de recrutamento será realizado através da análise de currículos, da motivação do/a candidato/a, das expectativas em relação ao trabalho, exigindo atendimento e pontualidade.
Diferentes organizações têm processos diferentes para selecionarem um/a voluntário/a para os seus projetos. Algumas organizações preferem voluntários/as com mais experiência, outras organizações preferem voluntários/as com menos.
Fica atento/a ao teu e-mail pois podes receber em qualquer momento um convite para ser entrevistado/a por telefone ou skype!

6ºpasso: Aprovação!

Se fores selecionado/a como voluntário/a… PARABÉNS!
Agora é tempo de começarmos as reuniões de preparação contigo e tratar de toda a parte burocrática necessária para que possas partir à aventura da forma mais segura e informada possível!