top of page

Rafael em Ommen (testemunho CES)

Atualizado: 18 de abr.

O Rafael esteve a fazer Voluntariado Internacional em Ommen, ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade, na associação Olde Vechte Foundation 🌍



Sabe mais sobre a sua experiência 👇


"Senti-me em casa natural e rapidamente. Este sítio é especial - redescobri a capacidade de me conectar comigo e com os outros. Isto acontece facilmente quando sentimos que as necessidades básicas estão asseguradas, quando sabemos o nosso lugar e papel dentro da organização – senti-me apoiado, sem que ninguém me dissesse exatamente como fazer algo.



Trabalho não falta! Podes juntar-te à equipa do escritório e aprender sobre E+ ou NFE – quiçá farás parte da criação e operacionalização destes projetos; podes melhorar as tuas capacidades de DIY – existem edifícios e instalações que precisam de manutenção; podes querer algo mais orgânico – sem problema, há locais fora da organização que acolhem voluntários e há liberdade para procurar novas organizações e, assim, alargar o leque de atividades para ti e outros voluntários. Durante dois meses, fiz parte da equipa de manutenção, ajudei a cozinhar comida boa, participei na renovação de um edifício e ainda cuidei de uma bonita quinta.



Como amante da natureza, não podia pedir melhor. O sítio é rodeado de florestas incríveis, rios e até um deserto! Naturalmente, as longas caminhadas tornaram-se um hábito diário.


O balanço entre vida e trabalho é bom. O dia começa e acaba cedo. Tive tempo para estudar, praticar desporto, ouvir e fazer música ou organizar jantares temáticos. Além disso, os Países Baixos são pequenos, então foi fácil encontrar formas de viajar fáceis e baratas.



Tive a oportunidade de conhecer pessoas bonitas – independentemente da origem, crenças ou gostos. Esta é uma parte fulcral da experiência, visto que trabalhamos e desfrutamos do tempo livre juntos – pode soar assustador para alguém que aprecia o seu espaço, mas assim que abrandei o ritmo, fui capaz de criar bonitas conexões, de dar e receber.


Obrigado à Rota Jovem pelo apoio constante"



bottom of page