top of page

Eco Jovem

O Eco Jovem é um projeto da Rota Jovem em parceria com a Associação Tempos Brilhantes, apoiado pela UE, Food Wave, Cidade de Milão e ALDA.


Ao longo deste projeto, criou-se uma rede de multiplicadores e multiplicadores que foram a diferentes escolas de Cascais dar sessões sobre alimentação saudável e sustentável, através da metodologia da Educação Não Formal. Foram meses de muita aprendizagem para todas as pessoas envolvidas 🌱


Carolina (17 anos): "Entrei um pouco à descoberta no Eco Jovem, estava com imensa vontade de participar em algo que ajudasse a comunidade e não só, tinha começado a entrar em outro tipo de projetos e por isso estava com o bichinho. E foi das melhores decisões por impulso que já tive, conheci e aprendi de tudo. Este projeto foi a minha introdução à Rota Jovem e não poderia ter sido melhor!


Por vezes, assuntos como a alimentação saudável, a sustentabilidade e as alterações climáticas são temas tão comuns que se tornam normalizados e quando os assuntos se normalizam as pessoas tendem a ignorar ou a esquecer - por isso é sempre bom relembrarmos que os problemas estão cá mas nós podemos resolver e com o Eco Jovem aprendemos que as soluções partem de ações muito simples e se cada um de nós contribuir a mudança acontece! Às vezes como seres humanos que somos caímos no erro que já ouvimos falar tanto de o assunto que já sabemos tudo, e este projeto ensinou-me tantas coisas novas que poderia estar a ouvir falar sobre as temáticas como se fosse pela primeira vez! E por isso podemos sempre aprender e nunca é tarde!


Mas a parte que destaco e foi sem dúvida a melhor, foi a mini família que críamos entre nós e laços que vou levar para sempre. Conheci pessoal fantástico e com objetivos e iniciativas que mudarão o mundo! A parte da interação com as turmas em que tivemos com o projeto foi super desafiante e interessante e desenvolvi sem dúvida a minha capacidade de resolução de problemas e improvisação, e acabamos por criar um laço também muito querido entre multiplicadores e turmas e fizemos sem dúvida uma data de amigos!"

Ana Raquel (18 anos): "Olá, o meu nome é Ana Raquel e sou uma estudante muito feliz por ter participado no Eco Jovem!

O Eco Jovem foi um projeto, sem dúvida, especial. Começámos o projeto a saber que queríamos muito partilhar com o maior número de pessoas a importância de temas como a alimentação saudável e a sustentabilidade. Contudo, sabíamos também que por serem temas já bastante falados íamos ter de repensar abordagens mais adequadas e cativantes!


Penso que, agora, após o projeto, podemos dizer que correu tudo muito bem! Foi um projeto que necessitou do empenho e dedicação de todos e que no fim nos ajudou, não só a nós próprios, a compreender melhor certos temas, mas também a sentirmos o gratificante que é podermos partilhar informação e conhecimento com os outros.

Foi um projeto de partilha e de aquisição de competências e conhecimentos para quem participou nele, não só multiplicadores mas também os alunos que receberam o projeto.

Foi a junção perfeita de responsabilidade, diversão, conhecimento e partilha!

Estou muito feliz por ter participado no Eco Jovem!"

Bruno (18 anos): "Olá, sou o Bruno Leão, tenho 18 anos, sou estudante na FLUL e multiplicador do projeto Eco Jovem. Cada sessão semanal era um desafio, todo o grupo teve de se adaptar a uma situação nova e o facto de isso ser possível, foi o que tornou este grupo de pessoas tão perfeito para a tarefa.


Este projeto pegou no meu tempo livre e transformou-o em algo útil para mim e para aqueles que podem ser melhores que nós- os alunos que assistiram às sessões."


Afonso (18 anos):"Olá, o meu nome é Afonso, tenho 18 anos e fui um dos multiplicadores do Eco Jovem. Ter participado neste projeto foi, de facto, uma experiência muito gratificante. Decidi participar no Eco Jovem, uma vez que não tinha participado, propriamente, num projeto relacionado com sustentabilidade. Apesar de não ter conseguido estar tão ativo no projeto, sinto que aprendi várias coisas.


Do meu ponto de vista, o Eco Jovem foi crucial para abordar e desconstruir certos conceitos/temas como, por exemplo, as alterações climáticas, a sustentabilidade e a alimentação saudável/sustentável. Igualmente, penso que o facto do público-alvo ser, efetivamente, jovem fez com que o projeto fosse bastante promissor. Da mesma maneira, acredito que este tipo de iniciativas de educação não formal são bastante enriquecedoras, visto que complementam a formação de uma pessoa.


Com isto, quero acabar dizendo que foi um prazer ter participado no Eco Jovem, porque me possibilitou aprender novas coisas, conhecer pessoas incríveis e, por esses motivos, sinto que contribui, de certa maneira, para a comunidade."

Nicoly (17 anos): "Olá, meu nome é Nicoly, tenho 18 anos, sou estudante e fui uma das multiplicadoras no projeto Eco Jovem. Desde as nossas reuniões para organização das sessões eu sabia que esse projeto seria especial, e não fui desiludida, conheci pessoas especiais e adorei trabalhar com os mais novos e até mesmo pessoas da nossa idade, falar sobre um assunto tão importante e tão interessante foi um desafio, mas trabalhamos sempre como equipa oque ajudou em todos os aspetos. Para além de ter ajudado as pessoas a conhecerem mais sobre o assunto eu também aprendi imenso.


Eu adorei participar no projeto e espero que tenhamos transmitido coisas importantes que não serão esquecidas para cada um, sejam multiplicadores ou alunos participantes."


bottom of page